Na atividade 2.6 os cursistas foram divididos em duplas ou trios para elaborar um pequeno projeto para o uso do hiperlink ou internet.
O trabalho abaixo foi realizado pela minha amiga,Regina, e por mim com a utilização de uma reportagem sobre a vitória de Arthur Zanetti publicada na Internet em seis de agosto.
O trabalho abaixo foi realizado pela minha amiga,Regina, e por mim com a utilização de uma reportagem sobre a vitória de Arthur Zanetti publicada na Internet em seis de agosto.
Eu apliquei essa atividade em duas nonas séries do Ensino Fundamental na EMEF Dona Chiquinha Rodrigues em 10 de agosto. No dia anterior, visitei a escola para deixar os computadores preparados e observei que os alunos dessas séries eram muito desatentos e indisciplinados.Vocês não podem imaginar....Por essa razão e para prender a atenção dos alunos elaborei um hipertexto sobre a Pepsi-Cola e selecionei um link sobre Jogos Olímpicos na Wikipédia que fazem parte integrante do projeto.
Entrem nos links finais dos anexos, são muito engraçados e prenderam a atenção dos tão terríveis estudantes.
Atividade 2.6: Planejamento
de uma atividade com Hipertexto ou Internet
OBJETIVOS
Após a realização da atividade programada
espera-se que o aluno seja capaz de:
·
Compreender
que a leitura de textos pode ocorrer de maneiras diferentes ultrapassando a
forma linear percorrendo caminhos de acordo com seus conhecimentos ou interesses.
· Adquirir
um conhecimento mais profundo sobre termos e palavras do texto apresentado
através da leitura de links.
·
Interpretar
textos
· Escrever
textos inserindo neles links que permitam aos leitores maior compreensão do
tema proposto.
CONTEÚDOS
·
Texto
jornalístico para leitura, interpretação, análise morfológica e construção de hiperlinks.
ANOS
·
9º ano do
Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio
TEMPO ESTIMADO
·
Duas
aulas
MATERIAL NECESSÁRIO
·
Computador,
·
Internet,
·
Data Show
DESENVOLVIMENTO
·
Formação
de duplas de alunos para a realização da atividade proposta.
·
Apresentação
de um hipertexto e explicações sobre hiperlinks e sua importância na leitura
e compreensão do tema abordado do texto apresentado.
·
Apresentação
de verbetes da Wikipédia,
· Leitura da
reportagem "Arthur Zanetti conquista ouro nas argolas e ganha a primeira
medalha de ouro olímpica brasileira" onde os alunos deverão selecionar pelo
menos seis palavras ou expressões desconhecidas e criar links para
esclarecimentos ou aprofundamento das informações.
·
Orientações
sobre o envio da atividade para o blog ou e-mail das professoras.
PRODUTO FINAL
·
Texto
Jornalístico com hiperlinks.
AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados segundo os critérios:
·
Interesse,
·
Participação,
·
Criatividade,
·
Seleção
de material,
·
Desenvolvimento
da atividade proposta em sequência.
|
ANEXOS:
Texto Jornalístico para o
desenvolvimento do projeto:
Arthur Zanetti conquista ouro nas argolas e ganha a
primeira medalha olímpica da ginástica brasileira
O
brasileiro Arthur Zanetti entrou nesta segunda-feira (6/8) para a história do
esporte brasileiro. Ele faturou o ouro nas argolas na ginástica artística,
conquistou o segundo título do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres e a
primeira medalha na história da modalidade para o País.
O
brasileiro conseguiu a nota de 15.900 e deixou para trás o campeão olímpico e
tetracampeão mundial do aparelho, o chinês Chen Yibing, que ficou com a prata.
Logo
na primeira prova, Yibing começou muito bem e fez a sua série perto da
perfeição, conseguindo a pontuação de 15.800. O russo Aleksandr Balandin também
foi bem e ficou com a nota de 15.666, e o italiano Matteo Morandi conseguiu
nota pontuação maior, 15.733, colocando ainda mais pressão no brasileiro.
Com
o título de Zanetti, o Brasil chegou a dois ouros, uma prata e cinco bronzes em
Londres.
Zanetti
despontou para o cenário internacional ao conquistar a medalha de prata no
aparelho no Mundial de Tóquio, no ano passado. No Pan de Guadalajara, quando
era o favorito, acabou com outra prata e ficou com um gosto de decepção na
boca, mas sabia que o seu principal momento viria em Londres.
Natural
de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, o ginasta de 22 anos se especializou no
aparelho das argolas, e a opção tem se mostrado correta. Baixinho, ele tem
apenas 1,56 m de altura, mas possui braços largos e com força descomunal: o
biótipo perfeito para a ginástica.
O
ouro coroa um esporte em que o Brasil era saco de pancadas até a Olimpíada de
Sydney 2000, mas que investiu em técnicos estrangeiros e infraestrutura. Os
resultados vêm acontecendo há dez anos e o ápice chegou com Zanetti.
Fonte: Texto adaptado da
notícia "Arthur Zanetti conquista
ouro nas argolas e ganha a primeira medalha olímpica da ginástica
brasileira" publicada no site
http://rederecord.r7.com/londres-2012/ em seis de agosto de 2012.
Textos utilizados para explicações
de hipertexto e hiperlink no 9º ano do Ensino Fundamental:
Pepsi Cola
Pepsi é uma marca de um
refrigerante com sabor semelhante ao da Coca-Cola e possui mais de 100 anos de
história. A marca está presente em 75 países nos cinco continentes.
O
produto que deu origem à marca de refrigerantes Pepsi-Cola foi criado no ano de
1893, no estado da Carolina do Norte nos Estados Unidos. Seu
criador, o farmacêutico Caleb
Davis Bradham,
formulou um medicamento inicialmente sugerido para combater a dispepsia, uma doença causada
pela falta da enzina pepsina no organismo, dando o nome de “Brad's Drink” (bebida
de Brad).
Começou
a ser importada dos Estados Unidos para o Brasil em 195o por uma loja do Rio
Grande do Sul onde em 1952 foi fundada a primeira fábrica.
Por
muito tempo a Pepsi Cola foi uma grande concorrente da Coca-Cola no mercado
consumidor o que provocou uma verdadeira guerra
entre as marcas.
Por volta de 2002 foi lançada uma campanha publicitária pelos países consumidores de Pepsi
como no Brasil,
França e Japão
com grande repercussão e sucesso.
(Fonte: texto adaptado da Wikipédia)
Wikipédia: Jogos Olímpicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário