sábado, 4 de agosto de 2012

ATIVIDADE 2.6: PLANEJANDO UMA ATIVIDADE

     Na atividade 2.6 os cursistas foram divididos em duplas ou trios para elaborar um pequeno projeto para o uso do hiperlink ou internet.
    O trabalho abaixo foi realizado pela minha amiga,Regina, e por mim com a utilização de uma reportagem sobre a vitória de Arthur Zanetti publicada na Internet em seis de agosto.
    Eu apliquei essa atividade em duas nonas séries do Ensino Fundamental na EMEF Dona Chiquinha Rodrigues em 10 de agosto. No dia anterior, visitei a escola para deixar os computadores preparados e observei que os alunos dessas séries eram muito desatentos e indisciplinados.Vocês não podem imaginar....Por essa razão e para prender a atenção dos alunos elaborei um hipertexto sobre a Pepsi-Cola e selecionei um link sobre Jogos Olímpicos na Wikipédia que fazem parte integrante do projeto. 
   Entrem nos links finais dos anexos, são muito engraçados e prenderam a atenção dos tão terríveis estudantes.
Atividade 2.6: Planejamento de uma atividade com Hipertexto ou Internet

OBJETIVOS
Após a realização da atividade programada espera-se que o aluno seja capaz de:
·   Compreender que a leitura de textos pode ocorrer de maneiras diferentes ultrapassando a forma linear percorrendo caminhos de acordo com seus conhecimentos ou interesses.
·   Adquirir um conhecimento mais profundo sobre termos e palavras do texto apresentado através da leitura de links.
·          Interpretar textos
·          Escrever textos inserindo neles links que permitam aos leitores maior compreensão do tema proposto.

CONTEÚDOS
·          Texto jornalístico para leitura, interpretação, análise morfológica e construção de hiperlinks.

ANOS
·          9º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio

TEMPO ESTIMADO
·          Duas aulas

MATERIAL NECESSÁRIO
·          Computador,
·          Internet,
·          Data Show

DESENVOLVIMENTO
·          Formação de duplas de alunos para a realização da atividade proposta.
·         Apresentação de um hipertexto e explicações sobre hiperlinks e sua importância na leitura e compreensão do tema abordado do texto apresentado.
·          Apresentação de verbetes da Wikipédia,
·          Leitura da reportagem "Arthur Zanetti conquista ouro nas argolas e ganha a primeira medalha de ouro olímpica brasileira" onde os alunos deverão selecionar pelo menos seis palavras ou expressões desconhecidas e criar links para esclarecimentos ou aprofundamento das informações.
·          Orientações sobre o envio da atividade para o blog ou e-mail das professoras.

PRODUTO FINAL
·          Texto Jornalístico com hiperlinks.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados segundo os critérios:
·          Interesse,
·          Participação,
·          Criatividade,
·          Seleção de material,
·          Desenvolvimento da atividade proposta em sequência.


ANEXOS:

Texto Jornalístico para o desenvolvimento do projeto:

Arthur Zanetti conquista ouro nas argolas e ganha a primeira medalha olímpica da ginástica brasileira
           
            O brasileiro Arthur Zanetti entrou nesta segunda-feira (6/8) para a história do esporte brasileiro. Ele faturou o ouro nas argolas na ginástica artística, conquistou o segundo título do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres e a primeira medalha na história da modalidade para o País.
            O brasileiro conseguiu a nota de 15.900 e deixou para trás o campeão olímpico e tetracampeão mundial do aparelho, o chinês Chen Yibing, que ficou com a prata.
            Logo na primeira prova, Yibing começou muito bem e fez a sua série perto da perfeição, conseguindo a pontuação de 15.800. O russo Aleksandr Balandin também foi bem e ficou com a nota de 15.666, e o italiano Matteo Morandi conseguiu nota pontuação maior, 15.733, colocando ainda mais pressão no brasileiro.
            Com o título de Zanetti, o Brasil chegou a dois ouros, uma prata e cinco bronzes em Londres.
            Zanetti despontou para o cenário internacional ao conquistar a medalha de prata no aparelho no Mundial de Tóquio, no ano passado. No Pan de Guadalajara, quando era o favorito, acabou com outra prata e ficou com um gosto de decepção na boca, mas sabia que o seu principal momento viria em Londres.
            Natural de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, o ginasta de 22 anos se especializou no aparelho das argolas, e a opção tem se mostrado correta. Baixinho, ele tem apenas 1,56 m de altura, mas possui braços largos e com força descomunal: o biótipo perfeito para a ginástica.
            O ouro coroa um esporte em que o Brasil era saco de pancadas até a Olimpíada de Sydney 2000, mas que investiu em técnicos estrangeiros e infraestrutura. Os resultados vêm acontecendo há dez anos e o ápice chegou com Zanetti.


Fonte: Texto adaptado da notícia "Arthur Zanetti conquista ouro nas argolas e ganha a primeira medalha olímpica da ginástica brasileira" publicada no site http://rederecord.r7.com/londres-2012/ em seis de agosto de 2012.

Textos utilizados para explicações de hipertexto e hiperlink no 9º ano do Ensino Fundamental:

Pepsi Cola

            Pepsi é uma marca de um refrigerante com sabor semelhante ao da Coca-Cola e possui mais de 100 anos de história. A marca está presente em 75 países nos cinco continentes.
            O produto que deu origem à marca de refrigerantes Pepsi-Cola foi criado no ano de 1893, no estado da Carolina do Norte nos Estados Unidos. Seu criador, o farmacêutico Caleb Davis Bradham, formulou um medicamento inicialmente sugerido para combater a dispepsia, uma doença causada pela falta da enzina pepsina no organismo, dando o nome de “Brad's Drink” (bebida de Brad).
            Começou a ser importada dos Estados Unidos para o Brasil em 195o por uma loja do Rio Grande do Sul onde em 1952 foi fundada a primeira fábrica.
            Por muito tempo a Pepsi Cola foi uma grande concorrente da Coca-Cola no mercado consumidor o que provocou uma verdadeira guerra entre as marcas.
            Por volta de 2002 foi lançada uma campanha publicitária pelos países consumidores de Pepsi como no Brasil, França e Japão com grande repercussão e sucesso.
(Fonte: texto adaptado da Wikipédia)


Wikipédia: Jogos Olímpicos



Nenhum comentário:

Postar um comentário